Então você não sabe ? - 1 Parte.
- Juarez Pereira
- 17 de dez. de 2016
- 2 min de leitura

Poís é, querem privatizar o setor elétrico brasileiro. Em Novembro foi aprovada, sancionada e regulamentada a privatização para todo o setor elétrico brasileiro. O que quer dizer ? É que esta nova Lei permitirá e regulará as conçessões das linhas de transmissão de energia elétrica entre as usinas geradoras e as centrais de distribuição para a sociedade.
Será que isso irá gerar um alto custo da energia elétrica? Façamos uma análise? São 3 os setores responsáveis pelo consumo da energia elétrica.
1- As Usinas Hidreléticas, as Usina Eólicas, as Usinas Térmicas e Outras. 2 - A transmisão entre as geradoras e as centrais de distribuição para as áreas de consumo. 3 - Distribuição entre as centrais e os consumidores finais.
Logo , pode se perceber que da fonte geradora até o destino final, que somos nós, os consumidores, tem a participação dos setores receptodores de valores. Também já existe grande parte do setor elétrico nas mãos de empresas que já são distribuidoras.
Desta forma, quem paga a fatura, é o contribuinte brasileiro, via investimento público e o cidadão consumidor.
Como podemos perceber, pagamos mais do que consumimos, será por quê? O consultor do Senado Israel Lacerda coloca que 50% é consumo, mas tem aí o tarifaço, porque nós estamos repondo o período que nós consumimos e pagamos um preço que era mais baixo do que o real valor de consumo na época. Tem-se encargos e tributos elevados e quem paga somos nós consumidores. Ex: Os ICMS tributados da receita dos Estados são gerados com base em telecomunicações, combustíveis e energia elétrica que representam uma grande fonte para os 26 Estados e para o Distrito Federal.
Os Encargos Setoriais que são custeadores de subsídios cruzados, isto é, quer dizer que o poder aprova no congresso, sem dar nenhuma explicação, leis que geram custo para o contribuintes, e para o tesouro, que é quem deveria arcar com essa política desenvolvida pelo Estado no setor energético. Logo, nós pagamos duas vezes nossa conta de luz, e pagamos como contribuintes através das impostos criados pelo governo. Ninguém mais pergunta se queremos arcar com as contas do contribuinte.
Continuação.....Parte - 2
Comments