Então você não sabe ? - 2 Parte
- Juarez Pereira
- 17 de dez. de 2016
- 2 min de leitura

Já faz dez anos que estamos custeando esses impostos.
Por que o Congresso Nacional se acomodou e não perguntou para nós se queremos pagar esta conta?
A MP- 735 foi aprovada, logo teremos privatização à vista, das linhas de transmissão. Será que será bom para nós? Há 7 ativos vinculados à Eletrobrás ou seja, 7 empresas de distribuição de energia elétrica, que foram federalizadas e que são ineficientes.
Sendo assim, a Eletrobrás resolveu não prorrogar o serviço de distribuição, pelo contrário, cortou o direito dessas empresas de continuar a prestarção do serviço de distribuição. Estão, essas empresas, em situação precarias, estão prestando serviço, até que nova concessionaria chegue. Isto é, serão privatizadas e o novo proprietario terá a concessão por 30 anos, devendo se adequar à qualidade e eficiencia do setor energético.
Qual é a grande questão a ser analisada? É que do jeito que está, é um caos. Deve sair logo das mãos do Governo, pois qualquer coisa é melhor que isto. E depois, políticos perderão está teta. Quem mamava, será desmamado agora. O Estado de Goias já está iniciando os procedimentos e logo serão todos os Estados.
A NEO estará fazendo o papel de reguladora dos serviços prestados por essas distribuidoras. Agora, será que teremos um preço justo e um serviço adequado? Será que a iniciativa privada irá ter recursos para tal? Nós pagaremos o preço, por decisões dos nossos Governantes que transferiram o custo da energia para o futuro, por não poderem mais custear.
Que aconteceu foi que as empresas distribuidoras fizeram empréstimos para nós consumidores pagarmos, para que pudessem manter o preço da energia minorado. Logo, por alguns anos teremos energia cara, porque estamos pagando empréstimos e a sugestão é o consumo inteligente. Deveríamos ser informados em que hora a energia é mais cara, para nos programarmos no consumo. Isto o governo se negou a nos informar. Foi vetada essa informação.
Por que não adotaram a tarifa branca? Agora, com o privatização, o que não foi aprovado para o Governo, será aprovado para as novas concessionárias.
Fico pensando; Será que as novas distribuidoras, vão sustentar este caos? Vão deixar que interfiram em seus mecanismos? Será que o governo vai se contentar em perder a receita, fazendo um controle rigoroso para beneficiar o consumidor. Bateram tanto em nós consumidores e agora querem assoprar. Como são bonzinhos nossos políticos.
Comments