O que é o FIES e para que serve ?
- Fonte: Guias da Carreira
- 21 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

É um programa do governo dedicado a emprestar dinheiro para estudantes que não tem condições de pagar os custos das mensalidades nas faculdades. Foi criado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, no ano de 1999. Significa Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.
Este programa dá uma oportunidade para aqueles alunos que não foram selecionados pelo (ProUni) e nem pelo (Sisu), lembrando bem, o (ProUni) oferece bolsas de estudo em faculdades particulares, e o (Sisu) Sistema de Seleção Unificada é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para poder participar do FIES, o estudante precisa ter feito qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média geral das provas e nota maior do que zero na redação. Além disso, a renda familiar bruta mensal, não pode ultrapassar 2,5 salários mínimos por pessoa.
O FIES é um empréstimo e deve ser pago (com juros). Ele segue algumas regras: Veja agora!
* É necessário ter um fiador, para poder participar do FIES; * Os juros atualmente são de 6,5% ao ano, bem abaixo das taxas praticadas no mercado; * O estudante começa a quitar a dívida do FIES, somente um ano e meio depois de formado. Até lá, deve pagar prestações trimestrais acessíveis, referentes aos juros do financiamento; * O FIES não cobre gastos com transporte, roupas, comida, livros, etc… somente os custos da mensalidade; * A primeira parcela do pagamento do FIES deve ser paga 18 meses ( 1 ano e meio ) após o término da faculdade; * Cada aluno só poderá pedir financiamento pelo FIES, para fazer 1 curso de cada vez; * As vagas são limitadas e é necessário passar por um processo seletivo para conseguir o benefício; * As inscrições abrem duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre.
Somente instituições de ensino reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, podem participar do FIES.
Gostou da dica. Comente e compartilhe.
Commentaires